segunda-feira, 15 de julho de 2013

O AMIGO DA ONÇA









A REVISTA TRAZIA CLÁSSICOS DO HUMOR NACIONAL COMO PÉRICLES COM SEU "AMIGO DA ONÇA" QUE  ESTAVA SEMPRE COLOCANDO OS OUTROS EM APUROS.







O maestro amigo da onça: "Sinto muito, mas minha orquestra só toca clássicos da música erudita...".

O AMIGO DA ONÇA, criação imortal de Péricles (1924-1961).

O personagem O Amigo da Onça estreou em outubro de 1941 na revista O Cruzeiro, a mais importante publicação brasileira ao longo de décadas. Nos dezessete anos seguintes, marcou presença, incorporando-se ao cotidiano nacional, quero dizer, ao vernáculo, convertendo-se em qualificativo: "Pô, esse cara não passa de um amigo da onça!". Tragicamente, foi amigo da onça em relação ao próprio autor, que passou a detestar o fato de ser identificado como "o criador do amigo da onça".

O recifense Péricles de Andrade Maranhão suicidou-se em dezembro de 1961, no Rio de Janeiro, e sobre isso escreveu Carlos Drummond de Andrade: "A solidão do caricaturista seria talvez reação contra a personagem, que o perseguia, que lhe era necessária e que lhe travara os meios de comunicar-se e comungar com outros seres".












 Todas as imagens das charges foram fotografadas da edição especial Nostálgica do Cruzeiro de O Amigo da Onça:

Pra quem quer saber um pouquinho mais…

Péricles (Péricles de Andrade Maranhão) nasceu em Recife em 1924 e muito novo, aos 17, foi tentar se aventurar desenhando profissionalmente. Deixou sua cidade e foi para o Rio de Janeiro. Participou das revistas O Guri com seu personagem “Oliveira, o Trapalhão“. Na revista A Cigarra desenhava os quadros “Cenas Cariocas“, “Miriato, o Gostosão” e o próprio “Oliveira“. Mas nenhum desses chegou próximo do sucesso que fez O Amigo Da Onça, que foram desenhados (pelo seu criador) de 1943 até 1961 na revista O Cruzeiro e eram, segundo as pesquisas, a seção mais lida e adorada de todas. Crianças, adultos e idosos se divertiam com o personagem que foi encomendado para expressar na época a essência cotidiana do Rio de Janeiro para todo mundo, inclusive que não morasse lá. Péricles se suicidou em 1961, no último dia do ano, se trancou em casa e deixou o gás ligado. Infelizmente não tem quase nada publicado sobre o ilustrador. Editoras, cadê vocês nessa hora?
E você, lia algo diferente do convencional quando era criança?

http://designices.com/o-amigo-da-onca-1943-1961-por-pericles/







2 comentários:

  1. O Amigo-da-Onça merecia uma catalogação e lançamento de uma coleção em ordem cronológica.É um ícone das "hqs"(cartuns) nacional.

    ResponderExcluir
  2. camarada, no meu flickr, tem 110 charges do Amigo da Onça, veja;
    http://www.flickr.com/photos/deltocog/

    ResponderExcluir